Novas tendências surgem a cada ano e acabam conduzindo a composição dos espaços. Mas o que será que podemos esperar para 2023? Entre as principais tendências de arquitetura e decoração para o próximo ano, está a utilização de elementos que remetem à natureza. Formas orgânicas, cores naturais e abundância de iluminação natural são algumas maneiras destacadas para criar essa conexão. 

Muito do que foi tendência em 2022, segue com força total para 2023. Especialistas acreditam que isso ainda é reflexo das mudanças de comportamento durante a pandemia e no pós-pandemia, onde a relação com a casa ganhou novos significados. Com mais tempo em casa, as pessoas passaram a enxergar o imóvel de uma maneira diferente. Para o próximo ano, podemos esperar ênfase nos espaços multifuncionais e, acima de tudo, confortáveis. A prioridade será viver com aconchego e receber amigos e familiares em espaços que atendam as necessidades dos moradores/usuários, sem abrir mão da beleza, personalidade e bem-estar.  

Conheça as dez principais tendências de Arquitetura e Decoração para 2023:

1 – Design arredondado e formas orgânicas 


As formas curvas e arredondadas foram resgatadas dos anos 1960 e 1970 para as tendências de 2023. Formas dinâmicas e linhas orgânicas voltam com o intuito de trazer mais suavidade e delicadeza para os espaços. Além disso, essas formas proporcionam conforto estético e uma conexão com formas que vimos na natureza (reafirmando uma das principais tendências para 2023 que é a conexão com o meio ambiente). 

2 – Cores naturais

A busca por naturalidade nos ambientes passa por diversos elementos e para o próximo ano, essa tendência abraça as cores. Tons terrosos, verdes e azuis ajudam a criar uma atmosfera natural. Já os tons naturais mais claros vem para reforçar o clima de aconchego e tranquilidade. As texturas amadeiradas, sejam nos móveis, painéis ou revestimentos, também entram na tendência e ajudam a marcar o conforto. 

3 – Iluminação natural

A luz abundante cria aconchego e valoriza  os espaços. Para 2023, a ideia é obter o melhor aproveitamento possível da iluminação natural para compor espaços mais relaxantes. A iluminação artificial não fica de lado, porém ela aparece com o intuito de unir toques modernos com aconchego.

4 – Design Biofílico

A conexão com a natureza traz inúmeros benefícios para a vida das pessoas e tem se tornado cada vez mais presente nos projetos de interiores. Por isso, o design biofílico tem ficado entre as principais tendências nos últimos anos e segue com força total para 2023: ele entra nos espaços para trazer a beleza das plantas, mas com foco também na promoção do bem-estar físico e mental das pessoas. 

5 – Ambientes integrados e multifuncionais 

A otimização e integração dos espaços segue como tendência para 2023. Os ambientes conectados dão a sensação de amplitude, maior interação e conforto, favorecendo a fluidez. Além disso, essa tendência também abre espaço aos móveis multifuncionais que cumprem duas funções no mesmo ambiente.