A construção de uma casa chega a fase de acabamento, quando chega o momento de colocar pisos, forros, louças, metais sanitários, pintura, armários, esquadrias, etc. A obra se aproxima do final e caso ainda não tenha escolhido ou planejado com antecedência, é hora de escolher os materiais de acabamento e revestimento.

Uma Fase Difícil

Enquanto a fase de fundações, alvenaria e instalações prediais é uma fase onde não existe muita dúvida quanto aos materiais utilizados, já que o fator principal a ser considerado é ter uma construção sólida e de qualidade, na fase de acabamentos, além da qualidade existe a estética ou aparência dos mesmos.

E enquanto na fase de construção os preços dos materiais de qualidade são praticamente iguais, na fase de acabamento, os custos do materiais variam segundo a estética, "grifes", e outros fatores.

Em outras palavras, o preço de um saco de cimento, do tijolo e da ferragem não varia muito de marca para marca com as mesmas especificações de qualidade. Pois cimento é cimento, tijolo é tilo, aço é aço.

Mas materiais de revestimento, azulejos, pisos, assim como metais e louças sanitárias variam enormemente de preço. É o custo destes materiais que podem elevar em muito o preço de uma construção.

Muitas dúvidas podem surgir, em função das inúmeras opções de custo e das recomendações para cada tipo de ambiente. É preciso conhecer as características de cada um deles e tomar decisões com segurança.

Como é a fase de acabamento

Nesta fase da construção, quando se chega na fase de acabamento, é o momento especial em que os proprietários da obra são levados por muito entusiasmo e ao mesmo tempo muitas emoções.

Ao ver as massas de revestimento serem aplicadas nas paredes e tetos, cobrindo a alvenaria ou tijolos, e conferindo uma aparência mais próxima da casa acabada dá muita alegria e expectativa aos proprietários. A casa perde o aspecto de obra de base, e começa a ficar mais clara, dando a impressão de estar quase pronta ou chegando ao final.

Entretanto, moderar a euforia um pouquinho é prudente, pois após a colocação dos revestimentos de base, como emboço (e às vezes reboco), é quando começa a colocação dos revestimentos de acabamentos propriamente ditos, com a aplicação dos azulejos e revestimentos de parede, e depois de piso.

Nem sempre a colocação dos revestimentos de parede corre tão rápido, pois é necessária mão-de-obra mais especializada, e o serviço é um pouco mais lento, principalmente quando a colocação exige padronagens e possui bastante detalhes. Quanto melhor o acabamento, mais tempo se leva.

Uma parede de azulejos, pode levar um dia inteiro para ser colocada, embora um bom profissional faz bastante diferença, tanto na velocidade de colocação como na qualidade do serviço final.

Outro fato que causa ansiedade e quando o cliente proprietário da obra a visita e vê os azulejos o pisos cerâmicos ou porcelanatos ainda sem o rejunte, ou seja, sem aquele cimento branco ou colorido que é colocado entre as juntas dos azulejos e causa uma certa decepção quanto à expectativa. E nesta hora vem sempre a pergunta - Mas vai ficar assim? Certamente é preciso ter calma e confiar, que na hora certa, tudo será feito, e quando a obra conta com bons profissionais, o resultado final sempre corresponde às expectativas.

Principais serviços de acabamento

Os principais serviços relativos à fase de acabamentos são os descritos abaixo:

• Revestimentos de paredes
• Revestimentos de piso
• Revestimentos de Forro
• Passagem da fiação e finalização das instalações elétricas
• Assentamento e colocação das louças e metais sanitários
• Colocação de caixilhos ou esquadrias
• Retoques de Azulejos e Pisos
• Colocação de Armários | Marcenaria
• Colocação de Vidros
• Pintura geral externa e interna